Mirtilo, uma frutinha azul, pequena, redonda e saborosa. Dizem ser ótima para melhorar a visão, ideal para os diabéticos e muito mais. Sim, essa fruta rica em antocianinas e resveratrol é mesmo uma dádiva da natureza tanto para a alimentação quanto para a saúde humana.
Que fruta é o mirtilo?
O mirtilo é um arbusto baixo da família das Ericaceae, nativo da Europa e Ásia, onde abunda nos campos e nas cidades. É uma planta de inverno forte, com gelo e neve, que rebrota na primavera e se enche de frutinhas azuis. O mirtilo também é conhecido como uva-do-monte ou arando (ou arándano, pois o nome é espanhol) é medicinal, extremamente nutritivo e muito gostoso.
Existem diversas espécies de Vaccinium conhecidas como mirtilo - na América do Sul, em regiões frias, são cultivadas as espécies americanas, Vaccinium ashei, cujas frutas são mais avermelhadas e melhor adaptado a climas temperados, oVaccinium myrtillus, de origem europeia, que só resiste onde há inverno forte (precisa de frio e neve, com uma primavera explosiva, para brotar) e também o Vaccinium corymbosum,
Propriedades nutricionais dos mirtilos
* Estas frutinhas, menores que uma uva, têm baixas calorias - 60 calorias por cada 100 gramas da fruta fresca.
* Também contêm carboidratos, açúcar e fibra alimentar.
* São uma excelente fonte de vitaminas (A, B, C, E e K) e.
* minerais (potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, selênio, manganês e fósforo).
* Frutas azuis, em geral, são ricas em antioxidantes - antocianinas, flavonóides e compostos fenólicos - e os mirtilos são um exemplo desta riqueza nutricional e medicinal.
Propriedades medicinais
Desde o século XVI o mirtilo é usado na alimentação humana e na medicina por suas propriedades antioxidantes e antibacterianas.
Segundo o Plantas que Curam um site muito sério de pesquisa sobre ervas medicinais, os mirtilos atuam, principalmente, na tonificação dos vasos sanguíneos periféricos e, é desta sua propriedade que resultariam muitos dos benefícios curativos desta planta - especificamente, se refere à recuperação da visão, a recuperação da vascularização dos pés em diabéticos, varizes e hemorróidas. Porém, no mundo todo o mirtilo é reconhecido também como:
* antioxidante
* combate radicais livres
* antibacteriano
* antidiarreico
* febrífugo
* antiinfeccioso
* anticancerígeno
* vasodilatador
Seu uso medicinal é reconhecido nos casos de:
* diabetes - reduz a taxa de açúcar no sangue, cura retinopatia diabética e pé diabético
* falta de visão noturna
* problemas de pressão arterial
* problemas coronarianos
* problemas renais
* colesterol elevado
* circulação sanguínea, varizes e hemorroidas
“O mirtilo é uma das maiores fontes de antioxidantes que temos ao nosso dispor, com a vantagem de nos ser apresentado em doses fisiológicas, ou seja, às quais o nosso organismo está habituado, e não em "megadoses” como existem em muitos suplementos. Com um potencial antioxidante superior ao da maioria dos frutos e legumes mas também do vinho tinto e do chá verde, o mirtilo tem sido associado à prevenção de patologias como a hipertensão, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro. Também na diminuição do declínio cognitivo associado ao envelhecimento e na diminuição dos danos cerebrais em vítimas de AVC o mirtilo tem efeitos positivos e comprovados cientificamente”, informa Pedro de Carvalho, da Faculdade de Ciências e Nutrição do Porto, Portugal.
Chá de mirtilo (benefícios e como fazer)
O chá das folhas de mirtilo é usado para casos de infecção urinária, cistite, problemas digestivos, inflamações da boca, prevenção de diarreia, gases intestinais e colite.
Segundo os entendidos, as folhas do mirtilo são muito mais ricas em antioxidantes e princípios curativos do que as frutinhas azuis.
Receita de chá de folhas de mirtilo
Para fazer o chá de folha de mirtilo use o processo de infusão (colocar as folhas em água fervente e abafar) ou o de decocção (ferver as folhas junto com a água) pois o resultado é semelhante.
A quantidade de folhas que você vai usar para seu chá dependerá do tão concentrado que o queira tomar (eu indico um punhado de folhas frescas para 1 litro de água, ou a metade das folhas se estas forem secas).
Mas, as folhas de mirtilo, para chá, deverão ser colhidas na primavera e secadas à sombra para não perderem seu potencial curativo.
Comentários
Postar um comentário