É evidente que a internet e as novas tecnologias digitais trouxeram grandes mudanças no perfil do consumidor. Hoje, um cliente sabe exatamente o que quer, quando quer e onde vai comprar, depois de muito pesquisar e aprender sobre a solução que procura. Além disso, os consumidores se tornaram mais exigentes e prontos para exigir os seus direitos, coisas que não víamos com tanta frequência dez anos atrás.
Outra questão que se mostra bastante clara é a quantidade de canais e dispositivos que se pode utilizar para acessar um conteúdo, enviar uma mensagem ou até mesmo comprar de uma empresa. Saímos das compras in loco para as compras online, dos computadores de mesa para os notebooks e posteriormente para tablets e smartphones, o que está nos levando para 5 novas tendências de comportamento online. Quer conhecê-las?
Dos PCs para o ambiente mobile
As experiências com múltiplas telas já nos mostram que existe uma tendência bastante grande de migração para o universo mobile, em especial pela facilidade com que se opera um smartphone ou um tablet em qualquer lugar ou situação. Com a tecnologia cada vez mais avançada, a tendência é que as pessoas deixem de ter computadores de mesa, os desktops, para acessar cada vez mais seus conteúdos e arquivos através dos dispositivos mobile.
O que contribui grandemente para este movimento é a possibilidade de se hospedar todo tipo de material na nuvem, retirando a necessidade de grandes espaços de armazenamento interno e dando maior velocidade para a navegação nos smartphones e tablets.
Comunicação por dados e vídeos
Você já percebeu que nossa comunicação está deixando de ser por voz para passar a ser por dados? Atualmente apenas a parcela do tempo de uso dos celulares destinado a ligações por voz é bem inferior à utilizada para troca de dados, como mensagens, arquivos, vídeos e até sons.
Ver e compreender essa tendência é essencial para que as empresas possam desenvolver novos mecanismos de interação com seus consumidores, bem como criar novos produtos e serviços que se adequem a esse perfil de consumidor. Quanto mais preparadas as empresas estiverem para fornecer um atendimento por dados e vídeos, melhores suas chances de prosperar nos próximos anos.
Conteúdo segmentado
Há quanto tempo você não vê alguém recebendo aquele pacote diário ou semanal, chamado jornal? Vários cadernos impressos e depois um monte de papel para ser jogado fora. A tendência é que esse tipo de mídia deixe de existir, pois as pessoas buscam cada vez mais conteúdos segmentados, afinal, cada indivíduo tem interesses distintos.
Para comprovar o que estamos dizendo, veja a quantidade de agregadores de conteúdo que são lançados nas lojas de aplicativos mobile, onde o usuário pode escolher os temas que lhe interessam para receber notícias e informações completamente personalizadas.
Compras por dispositivos mobile
O m-commerce ainda é tímido não só no Brasil como no mundo, mas tende a crescer vertiginosamente nos próximos anos, ainda mais com o desenvolvimento de aplicativos de segurança mais avançados. Formas de pagamento diversificadas para o ambiente mobile também farão com que as pessoas migrem de plataforma e passem a consumir produtos e serviços diretamente dos smartphones e tablets, dentro das lojas, sem a necessidade de um vendedor.
Vídeos estarão em todos os canais
A televisão ainda detém a maior parte do mercado de vídeos, mas não por muito tempo. Com opções muito mais atrativas, a internet proporciona ao consumidor online experiências únicas e personalizadas de interação, possibilita que os usuários criem canais próprios e selecionem os conteúdos que desejam ver. As programações deixam de fazer sentido, pois o consumidor online é quem faz a sua própria programação.
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