Conheça as melhores oportunidades em um setor que hoje movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano.
Para o brasileiro cuidar da beleza é uma necessidade ,e não um luxo. É assim que pensam 69,4% das mulheres e 61,9% dos homens que responderam à pesquisa "Significados da beleza: Auto imagem e consumo", realizada em 2016 realizada pela confederação nacional de dirigentes logistas e pelo SPC Brasil. De acordo com o estudo, sete em cada 10 brasileiros acreditam que a aparência é decisiva para o sucesso profissional; uma fatia um pouco menor, 52,6%, afirma que pessoas jovens e bonitas tem mais oportunidades na vida.
Basta uma olhada rapida nesses numeros para entender porque o Brasil é o Quarto maior . "O culto ao corpo e a obsessão pela juventude são parte integrante da nossa cultura", diz Denize Bernuzzi de Sant'anna, professora de Historia da PUC-SP e autora do livro Historia da Beleza no Brasil (Ed. Contexto). Segundo ela, o Brasil segue de perto o comportamento dos Americanos, para quem beleza é sinonimo de status social. "Pessoas que exibem longos cabelos cacheados ou ostentam um corpo perfeito estão mostrando que tem tempo e dinheiro para se cuidar". afirma Denise.
Imune aos efeitos da crise econômica, o setor faturou R$102 Bilhões em 2016 - 4,8% a mais que 2015, segundo a Euromonitor. Para este ano a previsão é ainda maior, de 5 a 8%.
Resiliência desse mercado também se reflete no franchising: as franquias de saúde, beleza e bem-estar foram as que mais cresceram no ano passado: 15,5%, entre os 8,3% do setor como um todo.
Os bons resultados são explicados pelo comportamento atípico do brasileiro no que se refere aos cuidados com a aparência. Diante da recessão ele se reforça ao máximo para cortar gastos em aréas como entretenimento e alimentação fora do lar. Mas não abre mão de uma barba bem aparada ou de um protetor solar. "O que aconteceu nos ultimos 2 anos foi uma mudança de perfil", diz Diego Smorigo,consultor de beleza e estetica do Sebrae - SP. "Quem ia no salão toda semana passou a ir a cada 15 dias. Mas ao mesmo tempo, passou a comprar produtos para fazer a manutenção em casa. Então o consumo permanece , apenas migrou para outro canal."
As oportunidades para quem quer empreender no mercado de beleza são muitas, na maioria dos segmentos, a barreira de entrada é baixa - com um investimento de R$50mil, mais para criar um negocio com potencial de crescimento, é preciso seguir 3 premissas básicas: apostar em segmentos específicos, que não corram risco de saturação; caprichar no atendimendo, que deve combinar excelência com capacitação tecnica com atenção ao cliente; e fazer rede em parceria, proporcionando ganho em escala, para difundir o acesso a produtos de 1a linha.
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