Pular para o conteúdo principal

SER PROFISSIONAL É DEFINIR SEU NÍVEL DE COMPROMETIMENTO

A palavra comprometimento deriva do latim compromissus e significa "fazer uma promessa mútua”. Penso que comprometimento, portanto, é você prometer algo, tanto à alguma pessoa quanto a si mesmo.

Uma promessa é irrevogável, irrenunciável, insubstituível e, portanto, presume-se que será cumprida em sua integralidade, custe o que custar.

Você já prometeu algo a alguém? Guardar um segredo, por exemplo? Ou já fez uma promessa a si mesmo? Emagrecer, por exemplo?

O fato é que, atualmente, as promessas foram jogadas numa vala comum. Facilmente promessas são desfeitas, desrespeitadas, descumpridas. Ou seja, o grau de importância e de imperatividade de uma promessa foi sensivelmente reduzido.

Logo, o nível de comprometimento de uma pessoa é medido pelo nível de cumprimento de suas promessas.

No mundo dos negócios encontramos muitas pessoas que definem metas, planejamentos, estratégias, mas que não conseguem atingir o grau de comprometimento necessário para realiza-las.

Pessoas que bradam aos sete ventos "Eu serei Diamante!”, mas que na hora H falham consigo mesmas.

Neste sentido existem 4 tipos de pessoas:
1. AQUELES QUE NÃO SE COMPROMETEMSão as pessoas acomodadas, conformadas com sua situação atual e que não querem nada mais além disso. Portanto, pouco estão dispostas a fazer mais do que já fazem.

Não querem assumir obrigações, novas tarefas, não querem ter mais trabalho e, consequemente, pararam de sonhar há muito tempo ou se convenceram que seu sonho é impossível de ser atingido e pararam de persegui-lo.

Elas até têm oportunidades para crescer, mas não estão dispostas a se sacrificarem, a pagarem o preço. Acreditam que ter metas é uma chatice. Podem até traçar alguma meta, mas em questão de segundos, já perderam o foco.

Obviamente, este tipo de pessoa é, normalmente, pessimista e negativo, além de péssimos para trabalharem em equipe pois prejudicam metas e objetivos coletivos.

2. 
AQUELES QUE FINGEM SE COMPROMETEREM
É o tipo de pessoa em maior quantidade, especialmente nos negócios.

São as pessoas que publicamente expõem suas promessas e metas pessoais, só que não as cumprem. Vendem seu comprometimento, mas no dia a dia suas atitudes não condizem com suas palavras.

Estipulam metas, já sabendo que não terão vontade e determinação para cumpri-las. E esta é uma das maiores formas de autossabotagem existentes. O tempo passa, a pessoa apenas se esconde, se engana e fica estagnada. É quase um vício.

Os efeitos dessa falta de congruência entre atitudes e palavras, como podem imaginar, são catastróficos para alguém que quer ter sucesso, principalmente, no marketing de rede.

Você não consegue fortalecer sua liderança, não inspira, não dá o indispensável exemplo à sua equipe ou às pessoas do seu relacionamento que estão te acompanhando.

3. 
AQUELES QUE QUEREM SE COMPROMETEREssas pessoas merecem uma atenção especial, pois são pessoas que estão dispostas a quebrar algumas crenças para darem início a uma vida de comprometimento integral.

Detectaram que sua falta de comprometimento tem uma razão, um motivo, uma explicação histórica, familiar ou educacional para existir e querem mudar isso.

Estão em uma batalha interna constante para darem o seu melhor e irem além, mas ainda estão patinando e não conseguem cumprir totalmente aquilo que prometem.

Cuide dessa pessoa, auxilie-a a lidar com esses altos e baixos, e a torna-la alguém mais autoconfiante, segura, disciplinada e focada.

São pessoas que precisam ter tarefas diárias, pequenas metas rotineiras e um acompanhamento muito próximo de alguém que é comprometido integralmente para que possam transformar o cumprimento de suas promessas em algo habitual.

4. AQUELES QUE SE COMPROMETEM INTEGRALMENTEObviamente são pessoas diferenciadas e que estão mais preparadas para terem sucesso.

Que quando se propõem a concluir alguma tarefa ou bater alguma meta, não descansam enquanto não tiverem êxito. Esquecem-se de dormir, de comer, de assistir televisão, pois estão tão focadas e sabem que cada segundo desperdiçado é determinante para o atingimento de seu objetivo.

Tratam uma promessa com seriedade e ficam perplexos com a total falta de comprometimento da maioria. Mesmo assim, não desanimam e seguem seu caminho.

Pessoas que podemos contar a qualquer hora, que fazem bem para o time, que trazem consigo boas energias e um sentimento de segurança e confiança inerente a todo grande líder.

É aquele tipo de pessoa que os descomprometidos sabem que farão acontecer, ainda que eles não ajudem em nada.

No marketing de rede, as pessoas comprometidas têm uma importante missão: encontrar mais pessoas que são comprometidas integralmente e desenvolver o comprometimento naqueles que estão dispostos a aprender, afinal, sabemos que uma andorinha só, não faz verão.

A boa notícia é que comprometimento é uma habilidade. É algo que pode ser desenvolvido, mesmo naquelas pessoas que estão completamente perdidas, desiludidas e que não se comprometem com nada.

Defina em qual grau de comprometimento se encontra e busque constantemente a evolução, conectando-se àqueles que te puxam para frente e modelando as pessoas comprometidas. Ajuste seu mindset para elevar a importância e a seriedade com que encara as promessas feitas por você durante a sua jornada e comece com pequenas práticas diárias.

Logo cumprir suas promessas se tornará, como já deveria ser, uma regra em sua vida.

Sucesso e bons negócios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Doenças de Pele mais Comuns

1- Acne Os poros (pequenos orifícios na pele) se ligam às glândulas por um canal chamado folículo. Estas glândulas fabricam uma substância chamada sebo. Quando o folículo de uma glândula na pele entope, uma espinha cresce. Acne é uma da doenças de pele mais comuns; estima-se que 80 por cento de todas as pessoas tenha acne em algum momento da vida. O tratamento precoce é a melhor maneira de evitar cicatrizes. 2- Eczema Também conhecida como Eczema Atópica ou Dermatite Atópica, é uma das doenças de pele cujos sintomas mais comuns são pele seca e coceira, erupções cutâneas na face, no interior dos cotovelos, atrás dos joelhos e nas mãos e nos pés. Atualmente, não há nenhum teste para diagnosticar o eczema, por isso, os médicos dependem de informações sobre você e sua família e não há cura. É mais comum em crianças e é hereditária. 3- Psoríase Causa descamação e inchaço porque inflama a pele e é hereditária. A maioria  psoríase  provoca manchas, vermelhidão...

O Negócio do Século XXI

Se você ainda está em dúvida sobre o poder do marketing multinível ou se apenas quer entender melhor esse modelo de negócio, sugerimos que você leia  o livro “O Negócio do Século XXI” , onde o autor Robert T. Kiyosaki, também autor do best seller “Pai Rico, Pai Pobre”, explica detalhadamente o que é o MMN e o que você precisa fazer para trabalhar como um profissional do marketing de rede. No livro você aprenderá a assumir o controle sobre seu futuro, entenderá quais são as regras do jogo e como você deve trabalhar o seu mindset para atingir o sucesso. Robert Kiyosaki conta também a sua experiência de vida e te ensina sobre renda, ativos e como você pode  fazer o dinheiro trabalhar para você , ao invés de trocar seu tempo por dinheiro. No livro “O Negócio do Século XXI” também são explorados temas como: construção de rede, habilidades para liderança, duplicidade e escalabilidade do negócio. Robert comenta ainda sobre sonhos e a capacidade de vivenciá-lo...

Resveratrol – Para Que Serve, Benefícios e Dosagem

Você ja viu o médico recomendar um calice de vinho por dia, pois é. Encontrado no vinho tinto e em alimentos como a uva vermelha e o mirtilo (blueberry), romã, o resveratrol é uma substância que tem sido relacionada a uma série de benefícios à saúde. Estudos desenvolvidos na última década indicam que o resveratrol pode combater inflamações e até mesmo oferecer proteção contra doenças cardiovasculares e determinados tipos de câncer. (Atualmente é a substancia mais pesquisada pela medicina seguido do Colágeno ) O composto também parece ser um aliado na eterna luta contra o envelhecimento, propriedade esta que rendeu ao resveratrol o codinome de “pílula da longevidade”. O que é o Resveratrol exatamente? Resveratrol é um composto fenólico produzido naturalmente por algumas plantas com a finalidade de se proteger contra os ataques de fungos, bactérias e outros agentes patógenos. Cientistas encontraram resveratrol  em uvas escuras, amendoim, al...